terça-feira, 23 de outubro de 2012
Características de Redação Técnica
O objetivo da escrita técnica é traduzir a informação científica e técnica de uma forma que é clara e fácil de entender. A informação específica transmitida devem ser úteis para o leitor. Redação técnica é uma forma de escrita que é amplamente usada para preparar manuais, descrição de novos produtos eletrônicos, instruções sobre como operar uma máquina especial, etc Um escritor técnico é frequentemente solicitado para criar uma documentação para uma tecnologia. A documentação deve explicar claramente como instalar e usar essa tecnologia.
Redação técnica é diferente da redação de costume. As pessoas muitas vezes confundem a escrita técnica com redação e escrita criativa. No entanto, estes são estilos totalmente diferentes de escrita. Uso de palavras floridas, duplo sentido insinuações e explicando a mesma coisa de uma maneira diferente é freqüentemente encontrado em ensaios. Por outro lado, escrever ups técnicas são precisos e, essencialmente, focar o objecto, a qual é explicada de forma mais convincente. No entanto, os dados são concisos ea linguagem usada é simples.
Esta profissão, como muitos pensam, não se trata de escrever um monte de termos técnicos. Hoje em dia, a escrita técnica é usada em diversos campos, incluindo a robótica, química, software e outros. Um livro educativo sobre temas como a física ou a biologia é também uma forma de escrita técnica. Para se tornar um escritor de sucesso técnico, é preciso conhecer as características de escrita técnica. Eles são como se segue:
Clareza
É essencial que o escritor técnico compreende fundo do leitor e necessidades. Fazendo a documentação técnica demais pode confundir o leitor. O documento não tem sentido se o público-alvo não entender o que o escritor quer comunicar. Escritores que estão bem conscientes de seus públicos estão em condições de dar uma solução para os seus problemas. A profissão de redação técnica exige simplicidade da linguagem e clareza de expressão. Deve-se evitar palavras desnecessárias que podem colocar os leitores em um dilema. O documento escrito deve ser clara e concisa, de modo que o texto torna-se mais fácil de entender e compreender.
Descritivo
Produtos eletrônicos, como câmeras digitais ou videocassetes muitas vezes vêm com manuais que dizem como operá-lo. Como os clientes podem vir de um fundo não-técnicas, os cuidados devem ser tomados para que o manual não é difícil de entender. Certos conceitos-chave para operar o produto deve ser explicado tão facilmente quanto possível para os leitores direcionados. Se você usar o jargão pura, o cliente terá possivelmente nunca sabe o que você quer dizer. Explicando o produto em termos leigos é absolutamente necessário. Redação técnica boa transmite idéias de forma mais eficaz. Um documento bem escrito técnico sempre contém respostas para problemas antecipados no produto ou aplicação. Este aspecto da escrita técnica é comumente visto em artigos que estão relacionados com a solução de um determinado software ou produto.
Precisão
Precisão é uma característica importante de qualquer documento técnico. Um pequeno erro pode ter consequências graves. Por exemplo, se você esquecer de mencionar algumas características importantes de um novo telefone celular, os clientes podem pensar que não há nada de especial em que o telefone e não preferem comprá-lo. Comunicação eficaz requer um conteúdo de qualidade e de linguagem que é precisa e legível. Redação técnica não significa que você traduzir a informação inquestionavelmente. Nesta profissão, é preciso saber para quem o documento está sendo escrito e se é preciso.
Correção
A estrutura gramatical do documento técnico deve ser correta e livre de qualquer tipo de ambiguidades. O significado pretendido não serão comunicados ao leitor se o documento tem frases ambíguas. O leitor tem a certeza de ficar irritado, se o documento está repleto de erros ortográficos e de construção de sentenças incorretas. Assim, para além de proporcionar informação técnica correta, garantir que os dados é gramaticalmente correta.
Formato
A maneira como você apresentar seus dados técnicos também é muito importante do ponto do de vista do usuário. Por exemplo, suponha que você explicou complexos dados técnicos da maneira mais simples, mas que não vai prender a atenção do usuário se ele é apresentado como um número grande. O ponto é, você vai ser criativo quando se trata de formatar seus dados técnicos. Seus dados técnicos devem ser divididos em sub cabeças. Se ele é um manual de instruções, então em vez de subtítulo go para o formato marcadores. No entanto, se a seqüência de instruções tem prioridade, um deve ir para lista numerada. Pontos-chave relativas às precauções ou avisos podem ser enfatizados usando balas. Um documento apresentado de uma forma bem organizada é muito fácil de ler e os dados importantes que o usuário está procurando é disponível em um piscar de olhos. Para que os dados de fácil acesso, pode-se dar especificação técnica de qualquer produto em um formato tabular. Você também precisa complementar seus dados técnicos descritivos com uma imagem gráfica do produto em foco. Este é visualmente atraente e com certeza prender a atenção do espectador mais casual.
Para artigos técnicos para ser eficaz, é essencial para implementar as características acima de redação técnica. Se você seguir as orientações acima, os usuários vão certamente apreciar os seus manuais técnicos....
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário