terça-feira, 13 de novembro de 2012

Wireless USB vs. Bluetooth: Battle Royale


Como a data de lançamento para USB sem fio está cada vez mais perto, a discussão está se aquecendo em torno do padrão emergente. Em particular, tem havido muito debate sobre os prós e contras de Bluetooth contra Wireless USB. Ambos os padrões oferecem benefícios particulares, bem como os desafios particulares, e parece que ambas as normas estarão competindo uns com os outros para o mesmo fabricante e base de consumidores. Vamos examinar como as linhas estão sendo traçadas.

Bluetooth veio na cena sem fio, em maio de 1999. Inicialmente desenvolvido pela Ericsson, que foi rapidamente adotado por empresas como a Microsoft, Apple, Motorola e Toshiba. Ele se tornou um padrão importante para a conectividade de dispositivos sem fio. Usando banda larga, as ondas de baixa potência de rádio para transmitir dados em curtas distâncias, Bluetooth tem sido usado para teclados sem fio, mouses e outros periféricos, telefones celulares, PDAs, MP3 players e câmeras digitais. Relativa a popularidade Bluetooth com fabricantes de telefones celulares, em particular, um dos benefícios do Bluetooth é que tem uma taxa de consumo muito baixo de energia, em especial quando se trata de transmissão de áudio. Isso fez com Bluetooth a tecnologia de escolha para os fabricantes de celulares que procuram emparelhar fones de ouvido sem fio para seus telefones.

Apesar da adopção generalizada por muitos fabricantes, Bluetooth tem sido afectada por alguns problemas irritantes. A principal queixa foi a falta de interoperabilidade entre dispositivos de diferentes fabricantes Bluetooth. Por exemplo, usando um fone de ouvido Bluetooth Motorola tem dificuldade em estar conectado com um celular LG. A segurança tem sido outro grande problema com dispositivos habilitados para Bluetooth. Não foram documentados casos de dispositivo "seqüestros", onde um terceiro tomou o controle do dispositivo através da ligação Bluetooth. Problemas com a espionagem, roubo de dados, Bluetooth e propagação de vírus para PDAs, telefones celulares e computadores também foram relatados. Esses problemas estão sendo tratados como novas revisões de Bluetooth são liberados.

A criação do Grupo de Promotores USB sem fio foi anunciada em fevereiro de 2004 no Fórum de Desenvolvedores da Intel. Este grupo, composto por empresas como Intel, Microsoft, NEC, HP e Samsung, está encarregado de criar um padrão sem fio baseados no padrão USB extremamente popular com o mesmo tipo de interoperabilidade e simplicidade de uso. Caso o fórum ter sucesso em sua meta, Wireless USB poderia facilmente tornar-se o padrão sem fio de facto para UWB (Ultra Wideband) conectividade. A conclusão de que a norma foi anunciada em maio de 2005 e os primeiros produtos Wireless USB estão programados para começar a aparecer no início de 2006, com uma rampa forte em 2007.

Não há dúvida de que o Wireless USB Grupo de Promotores examinou Bluetooth e feito o seu melhor para resolver os problemas que têm sido problemáticos, como a interoperabilidade e segurança. Embora tenha havido atrasos devido a testes e certificação, Wireless USB parece ser superior em segurança e facilidade de conectividade. Onde Bluetooth tinha problemas de compatibilidade entre os produtos dos diferentes desenvolvedores, a adesão Wireless USB para os padrões USB anteriores deve servir para evitar problemas semelhantes. Tanto quanto se trata de segurança, Bluetooth depende de um número PIN de quatro dígitos para garantir que o dispositivo correto está sendo conectado, enquanto Wireless USB está olhando através de um cabo USB para fazer a conexão inicial, após o qual o dispositivo pode ser usado sem fio.

Se Wireless USB pode entregar tudo o que promete, principalmente com a popularidade dos outros padrões USB que é baseado em e conectado com, ele vai facilmente se tornar o padrão de conectividade primária no PC, eletrônicos de consumo, e as indústrias de comunicações móveis. Usuários Bluetooth não deve perder a esperança, no entanto. Freescale Semiconducter, um desenvolvedor UWB, tem sido capaz de usar pilhas Bluetooth para interpretar sinais UWB, demonstrando que uma fusão das duas tecnologias é possível. Até o Wireless USB padrão oficialmente lançamentos e produtos aparecem nas prateleiras, tudo o que podemos fazer é especular, mas para todos os intentos e propósitos, Wireless USB parece ser o próximo grande passo na evolução da tecnologia de conectividade, e isso pode alterar a forma como nós usar a tecnologia para sempre....

Nenhum comentário:

Postar um comentário